sábado, 28 de fevereiro de 2009

O Sabor da Qualidade


A empresa administrada por Pete, uma fábrica de sorvete chamada Dairy Cream, está derretendo rapidamente. Um dia seu chefe lhe dá um ultimato: se as vendas não crescerem de forma dramática, em poucos meses a empresa vai ser fechada. Pete e todos os funcionários da Dairy Cream estão muito perto de ir para o olho da rua.

Quando Pete vai procurar Mike, velho conhecido de sua família que se tornou alto executivo de uma rede de varejo próspera, inovadora e exemplar, suas intenções são agressivas. Só quer saber por que Mike se recusa a comprar seu sorvete, que ele mesmo considera tão bom. E aí tem início o grande aprendizado de Pete - que é também o do leitor.

Segue-se um bate-papo informal que faz de O Sabor da Qualidade um livro quase milagroso: fácil de ler como um romance de suspense (a Dairy Cream vai chegar lá?), mas ao mesmo tempo tão rico em ensinamentos para líderes em busca de um melhor desempenho empresarial quanto os manuais mais densos do mercado. Como quem não quer nada, Mike transmite a Pete os segredos da verdadeira qualidade, como ela pode ser atingida sem gastar muito dinheiro e - o mais difícil - o que fazer para mantê-la no dia-a-dia.

Subir Chowdhury, um dos mais respeitados estrategistas de qualidade do mundo, é autor de 12 livros e o maior divulgador global da filosofia Seis Sigma de qualidade.

A maior sabedoria que Subir Chowdhury demonstra neste livro é a de conduzir o leitor por um caminho progressivo de iluminação sem jamais assumir o papel clássico de professor ou consultor. A história contada em O Sabor da Qualidade, a de uma empresa que luta com todas as forças para sobreviver num mercado implacável, é apaixonante por si só, e não um mero pretexto para lições pré-fabricadas.

O que torna o livro tão comunicativo é um segredo simples de arquitetura. A busca de Pete é a mesma de tantos empresários e administradores, ou seja, seu drama é absolutamente universal sem deixar de ser particular. O fato de fabricar sorvete não dificulta a imediata identificação do leitor com ele. Pete é cada um de nós. Por mais difícil que o sucesso pareça, torcemos para que sua empresa, a imperfeita mas simpática Dairy Cream, consiga sair da enrascada em que se meteu.

Se Pete representa o leitor, quem será o inesquecível Mike, o mestre que o acaso põe em seu caminho? O próprio autor, é claro. Mas é só ao fim da leitura, emocionados com o desfecho da fábula, que nos damos conta do tamanho da façanha que Subir Chowdhury fez caber nestas poucas páginas. Como um autêntico guru indiano - que no fundo é, embora more nos Estados Unidos -, ele tem o dom de comunicar o máximo com o mínimo de palavras. Ensinando mais pelo exemplo concreto que pelo conceito abstrato, O Sabor da Qualidade consegue transformar um método completo de obtenção e manutenção de qualidade empresarial, com seu passo-a-passo rigoroso, em puro prazer de ler. Um livro para ser saboreado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Administrador de empresas com experiência de mais de 15 anos na área comercial e liderança de equipes. Frase: "Busque o conhecimento e as oportunidades o seguirão" Amarildo Nunes

Acessos